|
|
Hoje é Sex Set 10, 2010 10:38 pm
|
 |
 |
 |
 |
Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos
| Autor |
Mensagem |
|
tcabral
Data de registro: Seg Out 12, 2009 11:57 am Mensagens: 20
|
 Escola na Suiça
Olá Deborah! Queria PF que me pudesse esclarecer a seguinte dúvida: Se me juntar ao meu marido nesta altura (tem o permisso B),retativamente ao meu filho de 8 anos que aqui em Portugal acabaria o 3º ano a 18 Junho. o que acontecerá na Suiça (Basel)? Ele começará logo a estudar ou começaria só em agosto? Como funciona a integraçao escolar dele na suiça?
Obrigada! Teresa
|
| Dom Jan 31, 2010 4:50 pm |
|
 |
|
Deborah Biermann
Data de registro: Dom Ago 10, 2008 7:52 am Mensagens: 2230
|
 Re: Escola na Suiça
Olá Teresa, boa noite Sim, assim que você se mudar para a CH, você deve ir à escola mais perto da sua casa e matriculá-lo. Se você não o fizer, a comuna vai enviar-lhe um comunicado convocando-a. A criança é, via de regra, inserida imediatamente na série da escola CH referente à idade dela (8 anos, 2 ano da escola primária). Cada cantão tem um programa - e por conseguinte cada escola - de integração de crianças estrangeiras. A professora fica encarregada de informar os pais sobre as possibilidades e o programa oficial. Qualquer coisa, entre em contato com o www.cigabrasil.ch e comunique-se com a Irene. Boa sorte e sucesso! Deborah
|
| Dom Jan 31, 2010 8:15 pm |
|
 |
|
tcabral
|
Obrigada pela resposta! Só mais uma dúvida: "A criança é, via de regra, inserida imediatamente na série da escola CH referente à idade dela (8 anos, 2 ano da escola primária)" Ou seja, ele irá repetir (ou continuar) o 3º ano? Se formos só em agosto (ele ja teria o 3º ano completo aqui em Portugal), altura em que começará a escola na CH. em que ano ele começará, tem que repetir o 3º? Deborah, embora eu queira juntar-me ao meu marido o mais rapido possivel, queria o melhor para os meus filhos e só nao tenho a certeza que o meu filho ao ir nesta altura o possa prejudicar, o que acha?
Obrigada mais uma vez,
Teresa
|
| Dom Jan 31, 2010 9:26 pm |
|
 |
|
Deborah Biermann
|
tcabral escreveu: Obrigada pela resposta! De nada! Só mais uma dúvida: "A criança é, via de regra, inserida imediatamente na série da escola CH referente à idade dela (8 anos, 2 ano da escola primária)" Ou seja, ele irá repetir (ou continuar) o 3º ano? Na CH, a idade escolar começa os 7 anos, ou, para as crianças que completaram 7 anos até dia 30 de abril do ano calendário em que a criança vai começar a ser escolarizada. Seu filho vai completar 9 anos quando? Se ele fizer aniversário até dia 30/04 completando 9 anos, ele será matriculado aqui no 3° ano ou na 3a. classe ainda no ano letivo em curso. Se ele faz aniversário depois desta data, vai provavelmente ser enviado para a 2a. classe. De qualquer forma, conte que ele vai vir talvez a perder um ano, pois para acompanhar tudo em alemão vai ser muito puxado. Se formos só em agosto (ele ja teria o 3º ano completo aqui em Portugal), altura em que começará a escola na CH. em que ano ele começará, tem que repetir o 3º? Como eu disse, depende da idade dele. Para ele entrar na 4a. classe do sistema CH em agosto, ele tem que completar 9 anos até dia 30/04/2010. Deborah, embora eu queira juntar-me ao meu marido o mais rapido possivel, queria o melhor para os meus filhos e só nao tenho a certeza que o meu filho ao ir nesta altura o possa prejudicar, o que acha? Bom, uma mudança de escola, de país, de idioma e de sistema no meio do ano letivo não é nem um pouco fácil de se superar. Você terá que levar em consideração que o ensino aqui é puxado e se ele tem que se familiarizar primeiro com o idioma, muito provavelmente ele talvez tenha que repetir um ano, o que, via de regra, é permitido no sistema CH. Se ele estiver com a idade avançada, recomendo você a colocá-lo um ano 'para trás', assim ele tem tempo de acertar o passo. Senão, pode ser que a pressão seja grande demais.
Obrigada mais uma vez,
Teresa De nada, boa sorte. Entenda que ele não vai 'repetir' um ano, ele vai 'ganhar' experiência. Coloque-se na situação dele, vindo para um país mais frio, sem os amiguinhos, tudo novo. Melhor não forçar o garoto a simplesmente mudar-se de sala de aula, pois isto não vai dar muito certo! Tenha paciência e intere-se bem no sistema local para você entendê-lo. Felicidades e sucesso! Grande abraço Deborah
|
| Seg Fev 01, 2010 7:15 am |
|
 |
|
tcabral
|
Olá Deborah e Obrigada pelo esclarecimento! O meu filho vai fazer 9 anos no dia 10/11/2010, portanto, pelo que entendi mesmo ele acabando aqui o ano ou não, ele irá sempre "repetir " o ano, é assim? A minha preocupçao é realmente com os meus filhos, tenho receio que ele nao goste da língua, que nao consiga comunicar, que não o ajudem, enfim, coisas de Mãe :-) A minha outra filha que vai fazer 3 anos dia 7 fevereiro penso que será mais fácil...embora já me tenhas dito que ela só entrará em 2011 para a escolinha, terei que ver a melhor maneira de fazer o melhor por eles e apoiá-los e estar presente! O meu marido em principio trabalhará á noite e penso que se tornará mais fácil dar atençao a eles :-). Pretendo fazer um curso de alemão para poder intregar-me mais facilmente e claro poder ajudar o meu filho em dúvidas de escola. Enfim, isto vai ser um recomeço de uma nova etapa da minha vida, ando muito ansiosa porque pode não dar certo, mas o que quero mesmo é tentar "lutar" sim por melhores condiçoes de vida para a minha familia, juntamente com o meu marido!
Peço desculpa pelo desabafo. Obrigada Deborah, Teresa
|
| Seg Fev 01, 2010 2:28 pm |
|
 |
|
Deborah Biermann
|
tcabral escreveu: Olá Deborah e Obrigada pelo esclarecimento! De nada Teresa, não tem de quê!
O meu filho vai fazer 9 anos no dia 10/11/2010, portanto, pelo que entendi mesmo ele acabando aqui o ano ou não, ele irá sempre "repetir " o ano, é assim? Então, as crianças que completarem 8 anos até dia 30/04/2010 estarão cursando a 3a. série a partir de agosto de 2010. Via de regra, se ele dominasse a língua, enfim, tivesse nascido aqui, vocês poderiam fazer um pedido para ele pular um ano, mas no seu caso, acho até bom ele entrar um ano antes para não ser o menorzinho e ainda, talvez, encontrar alguma dificuldade em se adaptar devido a uma possível imaturidade.
A minha preocupçao é realmente com os meus filhos, tenho receio que ele nao goste da língua, que nao consiga comunicar, que não o ajudem, enfim, coisas de Mãe :-) Olha Teresa, o melhor é você transferir segurança e firmeza para as crianças e encorajá-las a não terem medo do desconhecido. Não dá para somente termos vantagens na vida. A mudança de país e de cultura significa um novo começo, mas muito mais que isto, ela significa uma aventura, um desbravamento... A minha outra filha que vai fazer 3 anos dia 7 fevereiro penso que será mais fácil...embora já me tenhas dito que ela só entrará em 2011 para a escolinha, terei que ver a melhor maneira de fazer o melhor por eles e apoiá-los e estar presente! Sim, procure um grupinho chamado 'Spielgruppe' e procure matriculá-la por algumas horas por semana, assim ela vai se familiarizando e não encontra grandes dificuldades quando ingressar o jardim no próximo ano. O meu marido em principio trabalhará á noite e penso que se tornará mais fácil dar atençao a eles :-). Pretendo fazer um curso de alemão para poder intregar-me mais facilmente e claro poder ajudar o meu filho em dúvidas de escola. É o melhor que você pode fazer. Aproveite esta chance e pense que tudo que você fizer, tudo que aprender, reverterá em melhoria da qualidade de vida para você e sua família. O retorno é certo e bom! Enfim, isto vai ser um recomeço de uma nova etapa da minha vida, ando muito ansiosa porque pode não dar certo, mas o que quero mesmo é tentar "lutar" sim por melhores condiçoes de vida para a minha familia, juntamente com o meu marido! Procure, dentro do possível, trabalhar esta ansiedade. Isto mexe mesmo com os nervos e as crianças sentem muito, são muito perspicazes. Tenho certeza de que tudo vai dar certo. Pensamento positivo!
Peço desculpa pelo desabafo. Não tem o que desculpar, tudo sob controle! Boa sorte! Obrigada Deborah, Teresa Não há do que agradecer, felicidades e bola para frente! Grande abraço Deborah
|
| Seg Fev 01, 2010 9:10 pm |
|
 |
|
Andrea03
Data de registro: Ter Fev 02, 2010 3:14 pm Mensagens: 2
|
Ola Teresa,
So para te tranquilizar um pouco, eu vim do Brasil transferida pelo trabalho em julho de 2008, so eu (sou divorciada) com meus 3 filhos, na epoca o menino com 10 e as minhas gemeas com 8 anos, e tive os mesmos receios que voce! Posso lhe dizer que foram todos infundados, eles ja estao super ambientados, falando a lingua fluentemente (ainda corrigem o meu sotaque!) :-) E estao cheios de amiguinhos, aprenderam a esquiar e se adaptaram bem mais rapido que eu. Portanto venha feliz pq hoje eles estao super orgulhosos de falarem varias linguas, ganharam muito com a experiencia.
Beijos Andrea
|
| Ter Fev 02, 2010 3:19 pm |
|
 |
|
tcabral
|
Olá Andrea! Só agora li a tua mensagm... Obrigada pela força :-) Vou tentar mesmo ser super positiva, ir confiante e ser feliz!
Um bejinho, Teresa Cabral
|
| Ter Fev 09, 2010 12:26 pm |
|
 |
|
tcabral
|
 Re: Ida da Familia...
Olá Deborah, tudo bem? Está-se a aproximar a minha ida e dos meus filhotes para a Suiça-Basel :-) O meu marido ja está a procura de AP e queria saber se encontrando-o, pagando o aluguer devido, poderemos ir de imediato para a beira dele ou ele tem que pedir permissão ao cantão para chamar a familia? Ele tem o Perm B.
A 'Spielgruppe' será que existe em Basel, o cantão pode informar sobre isto?
Deborah, na escola para matricular o meu filho, eu vou ter ajuda? Eles falam o Inglês? Saber sobre horarios, almoço, etc...é o cantão que informa? Quando chegar, acha que a 1ª coisa é ir ao cantão? Ai Ai, agora é que vão começar as minhas dúvidas, a minha ansiedade...
Obrigada pela V/ dedicação e ajuda para com as n/ dúvidas! Teresa
|
| Qua Mar 10, 2010 4:20 pm |
|
 |
|
Deborah Biermann
|
 Re: Ida da Familia...
tcabral escreveu: Olá Deborah, tudo bem? Olá Teresa, tudo e você?
Está-se a aproximar a minha ida e dos meus filhotes para a Suiça-Basel :-) O meu marido ja está a procura de AP e queria saber se encontrando-o, pagando o aluguer devido, poderemos ir de imediato para a beira dele ou ele tem que pedir permissão ao cantão para chamar a familia? Ele tem o Perm B. Vocês podem vir para cá se são todos portugueses e depois de chegarem, dirijam-se à comuna. Lá, vocês vão preencher os papeis e mostrar os passaportes. Seu marido tem que mostrar o contrato de renda e o comprovante de ordenado. Ele tem que ter o suficiente para sustentar a família (se não me engano, a média é de 4500Fr por mês).
A 'Spielgruppe' será que existe em Basel, o cantão pode informar sobre isto? Ao se mudar para seu apto, você se informa no seu bairro onde existem os grupinhos. Entenda que eles nem sempre funcionam todos os dias e que são por duas ou três horas somente. Nada de deixar a criança lá o dia inteiro. Para o dia inteiro, você tem que optar por uma creche, mas que eu saiba, a lista de espera é enorme, portanto, se você quiser uma vaga, vá se informando, você tem que se virar mesmo meio sozinha, ir atrás do que precisa. Você sabe que tem que pagar do seu bolso né?
Deborah, na escola para matricular o meu filho, eu vou ter ajuda? Eles falam o Inglês? Saber sobre horarios, almoço, etc...é o cantão que informa? Ao se registrar na comuna, você vai entrar no sistema e suas crianças em idade escolar vão ser convidadas a se matricularem na escola mais próxima (você não pode escolher a escola, é a prefeitura quem decide). Vai dar tudo certo, não fique muito aflita. A matrícula é simples e normalmente as pessoas têm paciência. Pode ser que suas crianças sejam primeiro enviadas para uma escola com classe de integração durante um ano e que recebam aulas suplementares de alemão, isto tudo é gratuito, mas depende muito de comuna para comuna. Se não houver muita demanda, a variedade de oferta é pouca. Quando chegar, acha que a 1ª coisa é ir ao cantão? Vocês têm que se dirigir à Gemeinde ou seja, à comuna. Para nós, seria como a prefeitura, mas é a central administrativa da cidade onde moramos. Se você estiver numa cidade grande, pode ser que esta central se espalhe por vários edifícios, mas, via de regra, é sempre quase tudo junto ou bem pertinho uma coisa da outra. Ai Ai, agora é que vão começar as minhas dúvidas, a minha ansiedade... Melhor se acalmar. A ansiedade atrapalha a concatenação de idéias e você acaba se confundindo. Invista suas energias para resolver os 'problemas' e não para enumerá-los!
Obrigada pela V/ dedicação e ajuda para com as n/ dúvidas! Teresa Sem problemas, boa sorte e boa chegada à CH! Abraço Deborah
|
| Qui Mar 11, 2010 7:24 am |
|
|