Hoje é Sex Set 10, 2010 10:39 pm
Visite a swissinfo.ch Visite o blog "Do topo dos Alpes"
Salve a swissinfo.ch Salve a swissinfo.ch

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 10 Mensagens ] 
Renovação do passaporte 
Autor Mensagem

Data de registro: Dom Dez 07, 2008 6:26 pm
Mensagem Renovação do passaporte
Olá Debora,mais uma vez estou aqui pra tirar uma duvida, meu passaporte é valido justo ao mês de junho do ano que vem...gostaria de saber o que preciso pra renová-lo,quais os documentos nescessarios?muito obrigada!

Qua Set 23, 2009 11:15 pm

Data de registro: Dom Ago 10, 2008 7:52 am
Mensagem Re: Renovação do passaporte
Olá Karla, você tem que proceder a renovação do passaporte junto à missão consular da sua jurisdição. O Brasil mantem consulado em Genebra e em Zurique. Se você reside na parte francesa, sua jurisdição é Genebra. Acesse a página do Consulado e siga as instruções necessárias:
www.consulado.ch
Logicamente que você necessita de todos os seus documentos bem como da matrícula consular. Tudo isto é fácil de se fazer. Informe-se direitinho que você economiza sempre tempo e dinheiro.
Boa sorte, grande abraço
Deborah

Qui Set 24, 2009 6:30 am

Data de registro: Dom Dez 07, 2008 6:26 pm
Obrigada Debora!mas o que é significa matrícula consular?

Qui Set 24, 2009 2:37 pm

Oi Karla

Todo consulado (de qualquer país) administra um cadastro com os nacionais daquele país. Este cadastro serve para emergências, para emissão de documentos, etc. Antes de solicitar o passaporte, você tem que se matricular no consulado. A matrícula é grátis e você pode ler tudo na página de internet do consulado. Não se espante com o atendimento, apesar de funcionários federais, o nível é de favela! Com todo respeito pelos favelados...
Boa sorte e grande abraço
Deborah

Qui Set 24, 2009 5:36 pm

Data de registro: Dom Fev 22, 2009 11:05 pm
Para utilizar os servicos do consulado vc nao precisa da matricula consular. Ela ajuda mas nao é indispensavel. E quanto ao atendimento nivel "favelado" a Deborah foi ate gentil, este atendimento acredito eu é reservados aos V.I.P porque pro povao é o da hipica salvo algumas excecoes.
Em Genebra eu tomo maracujina antes de ir. Da ultima vez eu fiquei 3 horas e nao resolvi nada. E uma bagunca federal.
Abracos
Célia

Dom Set 27, 2009 9:10 pm

Existem grandes esforços em convencer os brasileiros a se matricularem nos consulados. No momento, por exemplo, estão acontecendo os últimos preparativos para o II Encontro das Comunidades de Brasileiros no Mundo e a CH tem dois representantes que estão de viagem marcada para o Rio de Janeiro em outubro, tudo pago pela Fund. Gusmão. Este encontro, vai, entre outros tópicos, discutir o atendimento consular do Brasil para com os brasileiros. Por isto, é muito importante que os brasileiros se cadastrem e se situem como estrangeiros quando domiciliados fora do Brasil e apesar do atendimento negligente e incompetente de algumas missões consulares, temos que usá-los e fazer valer nossos direitos. Quem quiser ler algo sobre o consulado de Genebra, pode solicitar o Ciga-Brasil-Informando nr. 50 que saiu esta semana (http://www.cigabrasil.ch).
Recomendo que seja procedida a matrícula consular. Como eu já mencionei, ela é grátis e pode ser remetida pelo correio.
Boa sorte e sucesso
Grande abraço
DEborah

Seg Set 28, 2009 6:40 am

Data de registro: Qua Mar 10, 2010 12:38 am
Oi Deborah,

Tenho uma perguntinha, por favor: Esse cadastro consular pode ser feito por pessoas que tem dupla nacionalidade e estao aqui registradas com o outro passaporte?
Por exemplo, tenho passaporte brasileiro e italiano, mas todos os meus documentos aqui estao relacionados ao passaporte italiano, nunca usei meu passaporte brasileiro aqui.

Muito obrigada pela ajuda!

Nath

Qua Mar 10, 2010 12:44 am

Nath escreveu:
Oi Deborah,

Tenho uma perguntinha, por favor: Esse cadastro consular pode ser feito por pessoas que tem dupla nacionalidade e estao aqui registradas com o outro passaporte?
Por exemplo, tenho passaporte brasileiro e italiano, mas todos os meus documentos aqui estao relacionados ao passaporte italiano, nunca usei meu passaporte brasileiro aqui.

Muito obrigada pela ajuda!

Nath

Olá Nath, claro que você pode se matricular tendo duas cidadanias e estando registrada aqui com outra. Há centenas de milhares de brasileiros e brasileiras nesta situação pelo mundo afora, inclusive os que se casaram com suíços...
Não há problema algum.
O passaporte brasileiro deve sempre ser usado quando você volta ao Brasil. Esta é realmente a única exigência fixa: brasileiros devem viajar, adentrar o território nacional brasileiro, portando e utilizando seu documento de viagem brasileiro. Mais nada... Também, se você nunca foi descoberta, pode entrar com o italiano. Tem muita gente que procede assim. Existe um certo risco, mas mesmo assim muita gente prefere entrar como estrangeiro no Brasil...
Espero que tenha podido responder sua pergunta
Boa sorte e sucesso
dEborah

Qua Mar 10, 2010 8:01 am

Data de registro: Qua Mar 10, 2010 12:38 am
Muito obrigada pela resposta Deborah!!!

Tenha uma otima semana!

Qua Mar 10, 2010 1:53 pm

Obrigada e igualmente!