Deslizamentos no Brasil e avalanches na Suíça

admin | 5:51 pm | janeiro 4, 2010 | Cotidiano, Vídeos

Enquanto acompanho estarrecido as notícias sobre os deslizamentos em Angra dos Reis e na Ilha Grande, lugares onde estive tantas vezes, também não consigo tirar o olho das manchetes relativas a um trágico incidente ocorrido nas montanhas aqui perto de casa: avalanches provocam a morte confirmada de quatro pessoas, inclusive de um médico das equipes de socorro. Mais três pessoas ainda estão desaparecidas (clique AQUI para ler a história).

O incidente ocorreu em Diemtigtal, um vale nos Alpes bernenses muito frequentado por turistas e esquiadores. Segundo o Instituto de Pesquisa da Neve e Avalanches (SLF, na sigla em alemão), uma organização única no mundo, o perigo era no momento considerado "relativo" (o segundo mais baixo nível dos cinco de perigo), porém isso incluía a possibilidade de um acidente provocado por terceiros como a queda de um esquiador em um ponto elevado. Segundo o SLF, 30% das mortes provocadas por avalanches ocorrem nesse nível. A imagem acima, tirada da TV, mostra como as equipes tentam desesperadamente encontrar os soterrados.

Para o leitor ter uma ideia do que é uma avalanche, apresento aqui um vídeo que encontrei no You Tube. De um helicóptero é possível ver como ela se inicia e depois se transforma em um verdadeiro "tsunami" de neve. A vítima quase não tem chances de sobreviver. Em Diemtigtal, algumas delas foram desenterradas de uma camada de 2,5 metros de altura.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • LinkedIn
  • MisterWong
  • Technorati
  • Twitter

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS.

Deixe um comentário

*Preenchimento obrigatório. O e-mail não será publicado.

Itens anteriores e itens posteriores

« | »

2010 Alexander Thoele - Switzerland